UNIVERSIDADES

Universia promove debates no Brasil sobre a nova realidade das universidades

Universia promove debates no Brasil sobre a nova realidade das universidades Foto: EFE/Manuel Bruque

A rede de universidades internacional promoverá dois seminários em Brasília para discutir a evasão escolar e o novo papel dos docentes nas universidades.

A rede internacional de universidades Universia promoverá no Brasil este ano dois seminários que pretendem fomentar o debate acadêmico sobre a nova realidade das instituições de ensino superior no país.

Reunindo reitores, professores e outros profissionais da educação, os seminários acontecerão em Brasília nos dias 21 de outubro e 4 de novembro e contarão com o apoio do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

Para o primeiro evento, o tema será o panorama da atual evasão do ensino superior no país, quais são as causas e consequências deste fator e as novas propostas de combate; a curadoria e mediação será feita pelo professor-reitor da Universidades Anhembi Morumbi e vice-presidente da Laureate Brasil, Oscar Hipólito.

“O seminário chama a atenção para o fato de que as universidades devem ter um programa institucionalizado de combate à evasão” comentou Hipólito.

O segundo debate trará o tema das mudanças na cultura docente e no papel do professor nas universidades contemporâneas, o evento visa propor novas estratégias de formação para os professores de modo que estes estejam mais ligados à esta nova geração de alunos.

Entre os convidados está o professor doutor Miquel Martinez, da Universidad de Barcelona, que apresentará um panorama geral sobre o papel do educador no evento.




Secciones: