REALIDADE VIRTUAL

Projeto de realidade virtual promete conectar pessoas em qualquer lugar do mundo

Projeto de realidade virtual promete conectar pessoas em qualquer lugar do mundo (Foto: reprodução/everis)

Chamado de Virtual Makers, a ferramenta foi criada por estudantes de Engenharia da Computação e será encubada para continuar sendo desenvolvida

Imagine que, mesmo estando a milhares de quilômetros de distância, você possa interagir em um ambiente virtual com uma outra pessoa como se ambos estivessem na mesma sala. Ela pode ver o que você vê, como se estivessem no seu lugar.

Esse foi o projeto de um grupo de estudantes do quarto ano de Engenharia da Computação, pela FIAP, vencedores da primeira maratona da primeira maratona de programação da everis, consultoria multinacional especializada em negócios e tecnologia.

Chamado de Virtual Makers, a ferramenta permitirá que duas ou mais pessoas que estejam conectadas por um dispositivo de realidade virtual realizem desde reuniões até inserir alguém que esteja distante em um outro ambiente.

“Inicialmente pensamos nosso projeto para suporte de tecnologia da informação, por exemplo. Assim, um técnico de TI poderia visualizar os problemas em um sistema de forma remota, como se fosse o próprio usuário”, explica Fábio Luis Lafuente Avila, estudante boliviano de 24 anos que participou do desenvolvimento do projeto. “Depois do evento, percebemos que ele pode ser aplicado a diversas áreas. Pode ser usado para medicina, na realização de cirurgias à distância, na educação, possibilitando que um aluno doente assista às aulas… a aplicação é infinita”, conta Fábio.

O projeto, que será encubado pela everis para prosseguir o desenvolvimento, agora se volta para aquele que foi o maior empecilho durante a criação da versão inicial: proporcionar uma transmissão de vídeo mais eficiente. “Com a tecnologia atual, a transmissão é viável, mas o ideal seria que fosse mais eficiente para que as parte envolvidas realmente conseguiam se sentir no juntas”, afirma.




Secciones: