FIES

MEC anuncia novas regras para seleção do Fies para o segundo semestre

  • Novas regras para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2015.

MEC anuncia novas regras para seleção do Fies para o segundo semestre Foto: EFE/EDUARDO MARGARETO

Novas regras para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2015.

O Ministério da Educação anunciou hoje no Diário Oficial da União as novas regras para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2015.

Entre as regras de seleção dos estudantes a serem financiados com recursos do Fies está, segundo o anúncio, a inserção de um sistema informatizado próprio, o Sistema de Seleção do Fies (FiesSeleção), gerenciado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério.

Além desta mudança, o MEC assinalou que o dia 17 de julho é a data limite para as IES interessadas em participar do processo seletivo assinarem o Termo de Participação. Os procedimentos necessários para a emissão e assinatura do Termo deverão ser realizados exclusivamente por meio do site do Fies.

O número de vagas ofertadas neste segundo semestre será submetido à aprovação do MEC que leva em conta o orçamento do Fundo, o conceito do curso, a oferta de cursos prioritários – que englobam licenciatura, Pedagogia, engenharias e área da saúde, além dos cursos oferecidos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O Ministério exige a reserva de 10% das vagas para professores da rede pública de ensino. Esta medida será somente aplicada em casos de cursos em que a aplicação do percentual em relação ao número total de vagas seja igual ou maior do que um.

Para os alunos, as inscrições para participação do processo seletivo serão efetuadas exclusivamente pela internet. Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Sistema do Fies e concluir sua inscrição para contratação do financiamento, já os não pré-selecionados na chamada única do processo seletivo serão incluídos em uma lista de espera.




Secciones: