FIES

Fies muda regras, diminui prestação e abre inscrições no dia 14

Fies muda regras, diminui prestação e abre inscrições no dia 14 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro afirma que as mudanças no Fies para o segundo semestre de 2016 visam estimular a participação no programa e diminuir a ociosidade de vagas

Na útlima quarta-feira (27/04), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, concedeu uma entrevista coletiva na qual anunciou mudanças no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo ele, que o objetivo é estimular a participação no programa e diminuir a ociosidade. O processo seletivo do segundo semestre ocorre de 14 a 17 de junho. O resultado sairá no dia 20 do mesmo mês.

Dentre as mudanças está a alteração no processo de seleção de alunos e na escolha de cursos prioritários a partir do segundo semestre de 2016. Na última abertura de inscrições, quase metade das 250 mil vagas estavam inutilizadas.

O sistema que será utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) a partir do segundo semestre é bastante similar ao do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Desta forma, os candidatos, após terem escolhido uma opção inicial de curso, terão a oportunidade de mudar a opção de curso quantas vezes quiser conforme ocorre a divulgação da nota de corte.

Além disso, o MEC também reduziu a prioridade para determinadas áreas do conhecimento, como saúde, engenharia e licenciatura, que antes deveriam ter maior número de contratos. A porcentagem passou de 70% para 60%, sendo que na área de saúde passam de 45% para 50%; na área de engenharia passam de 35% para 40% e na área de licenciatura, pedagogia e “normal superior” caem de 20% para 10%.

Para reduzir as vagas remanescentes, o MEC informa que haverá uma nova etapa de inscrições para estudantes que se inscreveram e não foram aprovados. “O objetivo básico das mudanças no Fies é melhorar o número de inscrições”, afirmou o ministro Mercadante.

Por fim, tambem foi informado que no segundo semestre haverá redução do patamar mínimo de prestação do Fies de R$ 100,00 para R$ 50,00.




Secciones: