Mestrados

Estão abertas as pré-inscrições para o mestrado em jornalismo da Agência EFE

Estão abertas as pré-inscrições para o mestrado em jornalismo da Agência EFE Foto: Arquivo EFE

Chegando à sua 16ª edição, o curso inclui aulas teóricas e estágios remunerados de seis meses nas oficinas da Efe na Espanha e em outros países.

A Universidade Rey Juan Carlos (URJC) abriu as pré-inscrições para seu curso de mestrado em jornalismo de agência que realiza em conjunto com a Agência EFE. Chegando à sua 16ª edição, o curso inclui aulas teóricas e estágios remunerados de seis meses nas oficinas da Efe na Espanha e em outros países.

O mestrado é oferecido para jornalistas formados, espanhois ou de outras nacionalidades, mas que falem espanhol e queiram se formar em todos os formatos do jornalismo feito pelas agências de notícia.

Dentro dos treze meses de curso estão incluídas aulas teóricas, oficinas, estágios e práticas que acontecem nas instalações da URJC, da Escola de Formação da EFE e nas diversas redações e oficinas da agência pelo mundo.

Nos primeiros sete meses de curso, os alunos têm a oportunidade de aprender o estilo de jornalismo específico da Agência EFE, seus gêneros, métodos e técnicas de produção e edição de notícias em texto, audiovisual, multimídia e também fotografia. A supervisão é sempre feita por profissionais da Efe que passam suas lições e servem como orientadores nas aulas práticas e oficinas.

Ao mesmo tempo, neste primeiro ciclo os alunos também têm aulas nas instalações da URJC, com professores da mesma, além de aulas práticas nos estúdios de rádio e televisão da universidade.

Finalmente, nos últimos seis meses do mestrado, os estudantes fazem estágios remunerados nas redações da Agência EFE, tanto na central em Madrid como em escritórios por todo o planeta.

Na 15ª edição, que ainda está acontecendo, os alunos fizeram seus estágios em escritórios em Assunção, Atenas, Banguecoque, Bogotá, Buenos Aires, Lisboa, Londres, Nairóbi, Nova Deli e Roma, além das redações madrilenhas Nacional, Reportagens, Gráfica, Internacional, Rádio, Televisão e no site EFESaúde.

O prazo para a pré-inscrição, que começou no dia 17 de junho, se estende até o dia 30 de setembro. As provas de ingresso acontecerão no dia 2 de outubro e o curso começará no dia 3 de novembro de 2015.

Mais informações sobre o mestrado, sua programação e dados de matrícula estão disponíveis no site da Escola de Formação da Agência EFE, (portal EFEescola da Espanha), no site da Universidade Rey Juan Carlos. Consultas podem ser feitas nos emails: titulopropio.periodismoagencia@urjc.es e master@efe.es




Secciones: