SISUTEC

Divulgada 1ª Chamada de aprovados do Sisutec

Divulgada 1ª Chamada de aprovados do Sisutec Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Divulgada hoje a lista de selecionados para as vagas oferecidas pelo Sisutec, com matrículas que se iniciam amanhã.

Foi divulgada hoje pelo Ministério da Educação (MEC) a lista de 1ª chamada dos selecionados do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A lista pode ser acessada com os dados de inscrição no site do Sisutec.

Para os aprovados, as matrículas devem ser feitas a partir de amanhã, dia 8 de julho, até a sexta-feira, 10. Estão sendo oferecidas neste ano 83.641 vagas em instituições públicas e privadas em casos que possibilitem a oferta de bolsa de estudos.

O total das vagas está distribuído em 515 municípios de todo o país, em todos os estados, além do Distrito Federal. O início das aulas varia entre os dias 3 e 31 de agosto, dependendo da instituição em que o estudante foi escolhido.

A seleção dos aprovados é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os estudantes que zeraram a redação são automaticamente excluídos.

O sistema recebeu, apenas no primeiro dia de inscrições, 49.651 inscritos e 92.719 inscrições, devido à sua semelhança com o formato de opções oferecido pelo Sisu, onde cada aluno pode optar por duas opções de cursos dentro da respectiva modalidade de disputa (vagas reservadas ou disputa geral).

Até as 18h do penúltimo dia de inscrições, o sistema já contava com 309.550 inscrições realizadas, em um total de 164.412 estudantes inscritos.

Para as vagas oferecidas esse ano, 85% delas foram reservadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituições particulares. Dentre as vagas para bolsistas, metade foram reservadas para alunos com renda familiar per capita de até 1 salário mínimo e meio.

Para ter direito à vaga, o estudante não pode estar matriculado em outro curso técnico, profissionalizante ou superior em instituições públicas ou privadas sob a condição de bolsista.

A segunda chamada será divulgada na próxima terça-feira, 14 de julho, com inscrições para vagas remanescentes disponibilizadas a partir do dia 20 de julho.




Secciones: