ENSINO SUPERIOR

Cresce o número de cidades com ensino superior, aponta IBGE

Cresce o número de cidades com ensino superior, aponta IBGE (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

O número de cidades com unidades de ensino superior dobrou nos últimos 13 anos, segundo constatou o IBGE

Entre 1999 e 2014, a relação de municípios com instituições de ensino superior subiu de 19,6% para 39,9%. O dado vem do suplemento de Cultura do Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014 (Estadic/Munic), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nessa segunda-feira (14/12).

No ano passado, o número de cidades que possuíam unidades de ensino superior era de 2222, pouco mais que o dobro das 1079 de há 13 anos atrás. Nesse mesmo período, o país observou o surgimento de diversas universidades particulares incentivadas sobretudo por programas do governo federal, como o ProUni.

Subiu, também, a taxa de municípios com bibliotecas públicas: de 76,3% para 97,1%. Porém, na contramão, caiu a quantidade de cidades com livrarias. Em 1999 eram 33,5%, enquanto neste ano o número chegou a apenas 27,4%.

As informações coletadas pelo IBGE para o Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros são fornecidas pelas próprias administrações estaduais e municipais. A publicação completa, que conta com diversos outros dados sobre acesso à cultura, pode ser encontrada neste link.




Secciones: