TECNOLOGIA

Cinco apps para estudar idiomas

Cinco apps para estudar idiomas (Foto: reprodução)

Sem tempo para praticar na correria da rotina? Confira aplicativos para seu smartphone que te ajudam a aprender novos idiomas

Com a popularização dos smartphones – e pensando na correria do dia-a-dia – as empresas passaram a investir cada vez mais em aplicativos para serem utilizados no celular a qualquer momento, em qualquer lugar. Seguindo essa tendência, os aplicativos para aprender idiomas se tornaram cada vez mais populares.

A ideia não é substituir um curso presencial ou mesmo o estudo com livros, por conta própria, mas sim aprovitar para praticar no tempo livre e evitar que o idioma se enferruje no intervalo entre as aulas. Pensando nisso, o EFE Escola listou 5 aplicativos para você treinar um novo idioma.

LinguaLeoM

O aplicativo criado por uma empresa russa é destinado tanto para crianças quanto adultos. A partir dele, é possível “aprender inglês jogando”, segundo palavras dos próprios desenvolvedores. Escolhendo o nível de dificuldade, o aplicativo utiliza músicas, piadas e cenas de filmes para estimular o conhecimento da língua. Disponível para iOS, Android e Windows (tanto celular quanto computador). Gratuito, com opção paga expandida.

Babbel

O Babbel não foca só no inglês: conta com 14 línguas (espanhol, sueco, norueguês, alemão…). Ele é um dos mais populares apps de ensino de idiomas, disponível para iOS, Android e Windows Phone. É possível adquirir uma assinatura da versão expandida (US$20 por três meses), mas a versão gratuita já permite a consulta de vocabulário para situações cotidianas, contando com mais de 3.000 palavras com imagens e áudio. Também é possível treinar e avaliar a pronúncia em inglês com reconhecimento de voz.

Duolingo

O Duolingo é o app mais popular de estudo de idiomas. Disponível no Google Play (Android), na App Store (iOS, iPhone) e também para computador, ele permite ao usuário fazer exercícios em seis idiomas (português, espanhol, francês, alemão, italiano e inglês). O programa ensina através de lições diárias com perguntas, testes e áudios; o usuário pode estabelecer suas metas diárias. Os acertos vão garantindo que o usuário suba de nível. E aí que aparece o diferencial do app: a partir de um determinado nível, o usuário pode traduzir textos para a comunidade Duolingo e compartilhar o que aprendeu, funcionando, assim, como uma rede social.

Busuu

O Busuu também funciona como rede social. Disponível para as línguas alemã, espanhola, portuguesa, inglesa, italiana, russa, polonesa e turca, você pode interagir com usuários (50 milhões em todo o mundo) após aprender três mil palavras e frases chave de um idioma. Gratuito e disponível para Android, Windows Phone e iOS, o usuário começa aprendendo escrita e pronuncia, para depois completar diálogos e frases, aprendendo de forma progressiva. Na medida que acumula pontos de acerto, novas lições são desbloqueadas.

Mindsnacks

Disponível apenas para iOS, o Mindsnacks é realmente um jogo. Gratuito e voltado para um publico mais infantil, o jogo auxilia no aprendizado de espanhol, francês, italiano, chinês, japonês e alemão. Ele dá uma força no vocabulário, conjugação verbal e conversação e ainda permite estudar matemática e geografia. O único “porém” é que o app é baseado no inglês, então o usuário já precisa ter conhecimento do idioma, mas isso também já ajuda a praticar o inglês também.




Secciones: