CURSO DE MANDARIM

Abertas vagas para curso de mandarim no Instituto Confúcio

Abertas vagas para curso de mandarim no Instituto Confúcio Foto: EFE/Srdjan Suki

Curso oferecido em parceria com a Unesp é focado no ensino da língua para o dia-a-dia, mas também oferece aos alunos a oportunidade de aprender a leitura e escrita básica dos ideogramas chineses.

Estão abertas inscrições para curso de mandarim no Instituto Confúcio, responsável oficial pela divulgação e promoção da língua chinesa pelo mundo, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Os cursos acontecerão no segundo semestre deste ano e o período de inscrição se encerra no dia 10 de agosto, mesmo com as aulas começando na semana anterior, na segunda-feira, 4 de agosto.

Aberto ao público geral, o módulo do curso tem o custo de 600 reais, a ser pagos em cinco parcelas divididas pelo semestre, como o instituto é uma fundação sem fins lucrativos, a cobrança pelo curso tem o objetivo de apenas cobrir os gastos com o mesmo.

Alunos da rede pública estadual maiores de 12 anos podem fazer o curso gratuitamente, com material e exame de proeficiência inclusos, devido a uma parceria feita com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Também têm direito a este benefício alunos do projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos), além do oferecimento de 10% do total das vagas do curso para alunos da rede pública municipal.

As aulas serão ministradas na sede do instituto em São Paulo, localizada dentro do campus da Unesp na cidade, a carga horária será de três horas de aula por semana, somando 50h no final do semestre. São oferecidas diversas opções de horários, que incluem até os sábados para alunos que não tem disponibilidade durante a semana.

Dentre os 24 professores do local, todos são nativos e treinados especificamente para o ensino do mandarim a estrangeiros. O curso se foca no ensino prático da língua, para o uso diário, privilegiando a conversação. No entanto, os alunos também aprenderão conceitos básicos de escrita e leitura dos ideogramas.

Todos os estudantes também terão acesso à biblioteca do instituto, considerada a maior de língua e cultura chinesa no Brasil. O instituto também é o único autorizado a oferecer testes de proeficiência em mandarim que são aceitos por todas as instituições educacionais da República Popular da China.

Também são oferecidas oportunidades de intercâmbio para estudantes que desejam realizar mestrados em língua chinesa como língua estrangeira, são oferecidos cursos de seis meses, um ano e dois anos na Universidade de Hubei. Mais de 250 alunos brasileiros já foram enviados ao país com bolsas de estudo.

Além dos intercâmbios para o estudo da língua, o instituto também oferece cursos de verão que visam promover o intercâmbio cultural, gerando oportunidades para o estudo de caligrafia, artes marciais, culinária, introdução à medicina tradicional, geografia, entre outras atividades na China.

Serviço:

Instituto Confúcio:
Rua Dom Luís Lasanha, 400, esquina da Avenida Nazaré, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
Informações e matrículas pelo site www.institutoconfucio.unesp.br.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secretaria@institutoconfucio.unesp.br ou pelo telefone (11) 2066-5950.




Secciones: