CURSOS DE COMUNICAÇÃO

Abertas inscrições para curso que ensina comunicação e cidadania na USP

Abertas inscrições para curso que ensina comunicação e cidadania na USP Foto: Divulgação/Ariane Alves

O projeto Redigir, fundado em 1999, visa melhorar a comunicação diária de seus estudantes e garantir que estes consigam usar de forma plena a língua portuguesa. O curso é oferecido por alunos da ECA-USP.

Estão abertas as inscrições para o projeto Redigir, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), que oferece aulas de comunicação e cidadania com ferramentas da língua portuguesa. O período de inscrição vai até o dia 1º de agosto e estas devem ser feitas presencialmente na ECA, através do preenchimento de uma ficha de inscrição.

O curso é gratuito e os alunos são selecionados através de critérios socioeconômicos derivados das informações presentes apenas na ficha de inscrição. A duração do curso é de um semestre e as aulas são ministradas semanalmente no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA.

Disponível para adultos e jovens, a partir dos 16 anos, o curso é livre para quaisquer concluintes do ensino fundamental que não estudem em universidades públicas. O conteúdo das aulas é baseado em conceitos de gramática e redação, além da discussão de temas da atualidade, visando tornar a comunicação cotidiana dos estudantes mais eficiente.

“É muito gratificante pra nós, educadores, ver o quanto nossos alunos evoluem ao longo do curso. Além de melhorar a escrita, que é o nosso foco nas aulas, eles conseguem aprimorar a expressão oral e a capacidade argumentativa, já que promovemos vários debates sobre temas relacionados à cidadania e os estimulamos a escrever sobre. Também apresentamos vários gêneros de texto e procuramos ampliar o repertório deles, e o resultado é sempre muito bom” falou ao EFEescola Ariane Alves, uma das coordenadoras do projeto.

Dentre os outros objetivos do projeto está o de abrir a Universidade de São Paulo para o público externo a ela, assim devolvendo à sociedade um pouco do conhecimento que se forma lá, segundo informa o site oficial do projeto. A promoção da mudança social e o desenvolvimento da visão crítica estão entre os objetivos do curso.

O cronograma completo das aulas a serem ministradas esse semestre pode ser visto aqui

Serviço:

Horários de atendimento: Sextas 9h-14h e 18h-21h; Sábados 9h- 13h
Endereço: Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Bloco 2 – Sala 13
Telefone: (11) 3091-1499 – disponível apenas em horários de atendimento para inscrições.
Documentos necessários cópia de RG, cópia de comprovante de renda de todos que contribuem na renda da casa e cópia de comprovante de escolaridade do último nível cursado (ensino fundamental, médio ou superior, se houver).
Turmas: no ato da inscrição o candidato pode optar pelos seguintes horários:
– Terça (noturno) – das 19:30 às 22:30
– Quarta (matutino) – das 9 às 12 hrs
– Sábado (matutino) – das 9:30 às 12:30 hrs




Secciones: