ENEM 2016

Inscrições para o Enem 2016 começam no dia 9 de maio

Inscrições para o Enem 2016 começam no dia 9 de maio (Foto: MEC/Reprodução)

A estimativa é de que 8 milhões de candidatos se inscrevam no Enem 2016, cujas provas ocorrem nos dias 5 e 6 de novembro, com início às 13h30

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (14/04), o ministro da educação Aloizio Mercadante anunciou as regras para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, que serão todas publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15/04). As inscrições para a prova começam no dia 9 do mês de maio e o prazo vai até às 23h59 do dia 20.

A taxa de inscrição do exame, que este ano subiu para R$68,00, pode ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) até às 21h59 (de Brasília), do dia 25 de maio. Concluintes do ensino médio em 2016 matriculados em escolas da rede pública e candidatos declarados carentes estão isentos da taxa de inscrição aqueles que se declararem carentes. Os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício na próxima edição, a menos que se justifique a ausência.

A estimativa é de que se inscrevam 8 milhões de candidatos. “Destes, 2,2 milhões são estudantes que estão no último ano do ensino médio, que precisam fazer a prova este ano”, lembrou o ministro. As provas ocorrem nos dias 5 e 6 de novembro, com início às 13h30 (fechamento dos portoes meia hora antes). A duração das provas permanece quatro horas e meia no primeiro dia.

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni), além de ser requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Novidades

Dentre as novidades para este ano, a edição 2016 será a primeira a realizar o reconhecimento individual do candidato por meio de impressão digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. “A coleta acontece no primeiro ou no segundo dia de provas; não há nenhuma possibilidade de uma pessoa fazer prova no lugar de outra”, ressaltou o ministro

Além do processo de identificação, para este ano foi desenvolvido um aplicativo do Enem 2016 para smartphones. A plataforma trará todas as informações necessárias aos participantes ao longo do exame (como cronograma do exame, mural de avisos, dicas e resultados), além do acompanhamento da inscrição. “O participante vai ter um instrumento de diálogo contínuo com o MEC e vai poder guardar a senha de forma segura”, destacou Mercadante.




Secciones: