EAD

Crescimento do EAD leva grupo Ilumno a aumentar investimentos no Brasil

Crescimento do EAD leva grupo Ilumno a aumentar investimentos no Brasil (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Segundo os dados do MEC, existem hoje mais de 3 mil unidades de EAD em funcionamento no país, que devem chegar a 7 mil até 2017

Incentivados pelos crescimento consistente das matrículas em educação à distância (EAD), o Grupo Ilumno de ensino, antes denominado Whitney University System, anunciou, no mês de março, um investimento de R$ 173 milhões no Brasil até o ano de 2020.

Neste valor, estão incluídas a incorporação de novas instituições de ensino e a implementação do Ilumino Service, que oferece serviços variados e aplicação de alta tecnologia para universidades. Atualmente, a Ilumno faz a gestão da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e pretende apoiar mais 13 instituições até 2020.

“A tendência é de intensificação de parcerias estratégicas entre instituições particulares de ensino superior e empresas especializadas, para desenvolvimento de programas pedagógicos e de soluções tecnológicas. Tudo isso visando ampliar o número de novos alunos e reter os já matriculados”, afirmou em nota Arlindo Cardarett Vianna, presidente da Ilumno no Brasil e reitor da Universidade Veiga de Almeida – UVA, do Rio de Janeiro.

O grupo, presente em sete países da América Latina, é responsável por administrar e prestar serviços para instituições de ensino superior. Para sustentar estes investimentos, a entidade contou com um estudo da Hoper Educação, consultoria especializada no segmento. Segundo eles, a expectativa é que devam deixar de ingressar quase 530 mil novos alunos na modalidade presencial até 2018, optando pela EAD, a qual deverá registrar acréscimo de 760 mil matrículas no mesmo período – um salto de 63%.

Segundo os dados oficiais do Ministério da Educação (MEC), existem hoje mais de 3 mil unidades de EAD em funcionamento no país, ligados a diversas universidades e devidamente credenciadas. Em 2017, elas devem ser mais de 7 mil.

“Os dados da pesquisa reforçam a perspectiva de êxito dos planos de expansão da Ilumno para o Brasil nos próximos anos. O investimento na qualidade para a melhor gestão é fundamental neste momento, quando o setor deve se preparar para a fase de recuperação”, avalia o presidente do grupo.




Secciones: